15 outubro 2009

Bloguer proibida sair de Cuba

“As idéias são muito mais poderosas do que as armas, nós não permitiremos que nossos inimigos tenham armas, porque deveriamos permitir que tenham ideias?”
Josef Stalin

A bloguer Yoana Sánchez, pela quarta vez impedida de sair de Cuba para receber um prémio internacional, escreveu hoje uma mensagem quase cifrada afirmando estar num mundo virtual a milhares de quilómetros dos «uniformizados» que a impedem de viajar.


«Máquinas de bypass que se desligam, choros de bebé que ecoam. Carimbos que caem sobre as folhas para negar e censurar; kilobytes que levam a minha voz pela Internet sem que tenha de deslocar-me. Alguém que me observa carrancudo enquanto fala pelo 'walkie-talkie' de controlo», é assim que começa a mensagem.

«Um pássaro chamado Twitter eleva-me nas suas patas. Escritórios com gente uniformizada que confirma 'você não pode viajar por agora', se bem que já estou a milhares de quilómetros daqui, nesse mundo virtual que eles não podem compreender nem cercar», termina o lacónico comentário colocado do blogue »Generación Y« (»Geração Y«).

"Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros."
"Eles podem até tirar minha vida, mas nunca minha liberdade."
"Sonha e serás livre de espírito... luta e serás livre na vida."
Ernesto Guevara de la Serna, apenas Che Guevara ou El Che

Sem comentários: