21 janeiro 2009

Bem-vindo Obama


«Donde saiu este homem?»
pergunta Saramago.


Em 20 de Janeiro tomou posse Barack Hussein Obama II como 44º presidente dos Estados Unidos. O primeiro Afro-Americano a chegar à presidência da maior potência mudial, só isto já marcou a sua carreira, mas acredito que irá fazer muito mais, nunca antes um presidente tinha tal popularidade.
Têm o carisma de John Kennedy, o olhar de Martin de Luther King, a força de Malcom X, o coração de George Washington, mas é com o Advogado e Republicano Abraham Lincoln, que uniu o país da Guerra da Secessão (Guerra Civil), com quem mais se identifica.
Há muito tempo que o mundo ansiava por um novo herói, veremos se as expectativas serão cumpridas, talvez não tenha a solução para todosos problemas, mas se ajudar só um pouco, a melhorar as divergências entre os povos, acabar com as off-shores dos gananciosos, reduzir o aquecimento global, acabar com a fome e os genocídios em África e mostrar a todos que liberdade será sempre melhor que as ditaduras, já fez mais do que todos os outros políticos mundiais que pouco fizeram mas que o irão criticar assim que se sentar na Casa Branca.
As expectativas são altas mas os tempos assim o exigem.
Comentários de outros Líderes
-Sarkozy deseja que Obama comece a trabalhar para "mudar o mundo com ele"
-Hugo Chávez saúda novo presidente dos Estados Unidos e sublinha que "a revolução continua"
-Solana acredita que novo presidente abre uma perspectiva "mais multilateral e optimista"
-Rei de Marrocos felicita Obama e pede contributo para paz definitiva no Médio Oriente
-Brown saúda um " novo capítulo da história do mundo"
-Jerónimo de Sousa sem expectativas quanto a Barack Obama
Eu presenciei a história!

Sem comentários: