09 dezembro 2008

ZEITGEIST

Zeitgeist é uma expressão alemã que poderá ser traduzida como “o espírito do tempo”, no fundo significa o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo.

É também o título de um filme muito controverso que foi disponibilizado apenas na net. Tornou-se rapidamente num fenómeno depois de milhões de downloads, a ideia é inspirar as pessoas a olharem o mundo à sua volta de uma perspectiva mais crítica, e perceber que nem sempre as coisas são como a maioria da população pensa que são. Quer se goste ou se odeie, ninguém fica indiferente ao filme.
Basicamente, Zeitgeist divide-se em três partes que tentam mostrar-nos que:
1) The Greatest Story Ever Told: O Cristianismo é uma farsa, a maior história já alguma vez contada é não mais que uma adoração pagã ao Sol usada pelos ricos e poderosos para controlar as pessoas;
2) All The World's a Stage: O 11 de Setembro (9/11) foi uma conspiração de elite interna americana;
3) Don't Mind The Men Behind The Curtain: Desde a primeira grande guerra, um grupo de pessoas têm secretamente sido os causadores de guerras (guerras para serem mantidas e não ganhas, com vista em grandes ganhos monetários) e colapsos financeiros para controlar a população e ficar mais ricos e mais poderosos.

O Zeitgeist: Addendum, foca-se no aspecto económico já abordado no 1ºZeitgeist, na sociedade dinheiro-dependente, assente na premissa de lucro sobre lucro. A parte final é sobre o "The Venus Project", não explicarei o que é, para não estragar a surpresa e porque ainda não vi o Addendum!

Direcção: Peter Joseph Genero: Documentário/História/Guerra

Sem comentários: